Hora de pendurar as chuteiras? Importância do destreinamento em atletas
Um dos maiores dilemas que acontece quando pensamos em parar é não saber a hora certa. Alguns decidem encerrar suas atividades no auge da carreira, outros, finalizar seu ciclo produtivo no fundo do poço de uma trajetória. Em atletas, ainda existem as questões de afastamento por lesões, falta de contratação, limite de idade, ou seja, nem sempre acontece com planejamento.
Para tanto, na hora de deixar as competições e o treinamento direcionado ao rendimento, nota-se no organismo um déficit nas adaptações fisiológicas adquiridas durante o período de treinamento. Da mesma forma, com a falta de esforço e estímulo de treinamento, o organismo e órgão se adaptam isoladamente a essas modificações.
O princípio da reversibilidade, inerente a adaptação, explica que quando o treinamento físico é suspenso ou reduzido, os sistemas corporais se reajustam.
Para isso, é importante a continuidade de uma atividade física frequente para a manutenção da saúde do ex atleta ou de qualquer indivíduo que interrompa a prática regular de exercícios. O término da carreira esportiva, ou "aposentadoria" do esporte pode trazer danos à saúde quando interrompida de forma abrupta.
O ideal, para manutenção da saúde, é reduzir gradativamente o volume, intensidade e frequência dos treinos, sem esquecer que a prática regular de exercícios físicos trazer benefícios à saúde para todos, atletas, amadores e ex atletas.