Blog - Método Salus
Método Salus

Blog

Acompanhe as novidades e lançamentos da Salus Dermatoglifia. Fique ligado em nosso Blog:

03/02/2022
EXERCÍCIOS PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

Já ouviram a expressão de que “exercício físico é um vício do bem”? Pois bem, isso nos traz verdades que devem ser observadas. Se o exercício físico é capaz de liberar substâncias psicoativas, será ele capaz de ajudar a controlar os vícios do mal?

Um estudo feito em um centro de reabilitação de dependentes químicos recrutou mulheres dependentes de metanfetaminas e as colocou para realizar uma sessão de dança ou exercício aeróbio. As aulas de dança foram elaboradas especialmente para o grupo e conduzidas por um professor especializado. O treino aeróbio envolveu caminhadas na esteira por 30min a 65-75% da frequência cardíaca máxima. As avaliações realizadas após a atividade mostraram que as duas atividades têm muitos efeitos interessantes (Zhou et al. 2021). Primeiramente envolveu a compensação na comida, pois promoveram aumento da saciedade e redução da fome. O estudo fez análises do cérebro e verificou respostas mais positivas aos alimentos, com maior interesse por comidas saudáveis e menos calóricas. Agora vem o mais importante para o caso: ambas as intervenções reduziram o desejo pela droga, com um maior efeito para o exercício aeróbio.

Demais, não é? Assim, pessoas com algum tipo de dependência química podem se beneficiar muito do exercício. Em casos nos quais se tenta melhorar a alimentação, largar cigarro, bebidas e outros “vícios lícitos” a prática regular de exercícios também é válida para compensação de desejos.

Consulte nossos licenciados para identificar a sua individualidade biológica clicando aqui!

Salus Dermatoglifia
(49) 3521-0692 | (49) 99807-0706