Realizamos a coleta de mais de 4 mil atletas durante os Jogos da Juventude
Durante os jogos da Juventude de 2022, realizados de 02 a 17 de setembro em Aracaju (SE), mais de 4 mil atletas dos 12 aos 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, realizaram um total de 45.375 avaliações físico-funcional e do potencial epigenético. A ação foi realizada por estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) que fazem parte do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH).
O diferencial desta edição foi a avaliação do potencial epigenético, por meio da dermatoglifia, que é uma análise das impressões digitais digitalizadas. Esse procedimento possibilita indicar a cada pessoa a posição ou modalidade mais indicada para seu perfil epigenético.
O coordenador do LABIMH, professor doutor Estélio Dantas, explica que na dermatoglifia foram realizadas 3.500 avaliações válidas. “Consideramos a coleta de dez impressões por atleta e obtemos impressionantes 35 mil impressões digitais. Um marco para pesquisas nessa área e que permitirá observarmos novas conclusões para a área de orientação esportiva e detecção de talentos”.
Além dos atletas que disputavam os Jogos da Juventude, fomos premiados com a oportunidade de realizarmos também o laudo da Natália Falavigna, campeã mundial e medalhista olímpica de taekwondo.